Como funciona uma Bomba Peristálica

Bombas peristálticas são simples de instalar. Sua operação é extremamente fácil da mesma forma que a manutenção que é também muito rápida. Por este motivo é um dos tipos de bomba que mais cresce em vendas.

A bomba peristática é considerada como a bomba perfeita. Sem válvulas, selos mecânicos ou gaxetas. O fluido apenas entra em contato com a parte interna de uma mangueira e por este motivo resolve problemas de bombeamento em qualquer processo industrial, da Cervejaria a Biotecnologia. Da cerâmica até ao tratamento de água e esgoto. A mangueira é o único item consumível e não são necessários acessórios.

Bombas peristálticas bombeiam fluidos com vazões desde poucos microlitros até 80 m³/h com pressão de até 16 Bar.

A bomba peristáltica é composta por:

Cabeçote em forma de ferradura, para guiar a mangueira do cartucho hidráulico, o próprio cartucho hidráulico, que é a mangueira na qual corre o produto a ser dosado, os roletes, montados no braço porta-rolete, que pressionam a mangueira do cartucho hidráulico contra o cabeçote, o eixo central da bomba, que gira o braço porta-rolete  Conexão para mangueira de aspiração da bombona (entrada da bomba). Conexão para mangueira de injeção (saída da bomba)  Motor elétrico, engrenagens de redução, eletrônica de controle com regulagem, leds, etc. As partes em movimento da bomba são o eixo central, braço porta-rolete e os próprios roletes. O cartucho hidráulico e o cabeçote são fixos.

Funcionamento:

Bomba PeristálticaDo lado esquerdo da bomba ocorre a aspiração de produto. Então o rolete, pressionando a mangueira contra o cabeçote, cria um ”vácuo” no lado de aspiração.Isto faz com que o  produto a ser dosado seja conduzido para dentro da bomba.

Do lado direito da bomba ocorre a pressurização e injeção do produto. Aí os roletes “empurram” o ar ou produto que se encontra no cartucho, movimentando o conteúdo da mangueira de injeção.

Um fator decisivo do sistema peristáltico é que a bomba consegue movimentar o ar que eventualmente se encontra dentro do cartucho ou das mangueiras de aspiração/injeção. Quando a bomba é instalada ou uma nova bombona de produto é colocada, pode ocorrer a entrada de ar na linha de aspiração. Não é necessário sangrar o sistema, pois a própria bomba peristáltica pode expulsar este ar e encher a linha com produto líquido.

Para o funcionamento do sistema é imprescindível que ocorra a perfeita vedação da mangueira quando pressionada pelos roletes, não deixando passar ar ou produto.

Somente peças originais do fabricante da bomba, como mangueiras para cartuchos hidráulicos, roletes e braços, conseguem assegurar o correto funcionamento do dosador, por serem fabricadas sob medida em materiais especialmente selecionados e passar por um rigoroso controle de qualidade. Também a instalação correta de peças de reposição é vital para o processo peristáltico.

2 Comments on "Como funciona uma Bomba Peristálica"

  1. esta bomba serve para maquina de regarga de cartucho

  2. Somos fabricantes de Bombas Centrífugas y Agitadores Recubiertos. Visite nuestra página web: http://www.inbeat.es

Leave a comment

Your email address will not be published.


*